quinta-feira, 26 de agosto de 2010

13 palpites para conseguir escrever alguma coisa

Gretchen Rubin é uma autora que fez um projeto e livro chamado Happiness Project; (projeto felicidade). É interessante ter o ponto de vista não só do pessoal que escreve ficção, mas também de alguém que primordialmente escreve ensaios, resenhas e esse tipo de material.

Eu assumo - retirei os links para as postagens que ela colocou para coisas do blog dela que motivaram as dicas. Já que a proposta aqui é ser 100% compreensível para os lusófonos, não fazia sentido manter links em inglês que não se relacionavam diretamente ao assunto.


13 palpites para conseguir escrever alguma coisa

Gretchen Rubin


Um dos desafiso de escrever é… escrever.Aqui vão algumas dicas que considerei úteis para mim mesma para realmente colocar as palavras nas páginas:
1- Escreva algo todo dia útil, e preferivelmente, todos os dias; não espere pela inspiração aparecer. Estar dentro de um projeto mantém você engajado, sua mente funcionando e as idéias fluindo. Além disso, surpreendentemente, é mais fácil fazer algo praticamente todos os dias do que três vezes por semana.
2. Lembre-se que se você tiver apenas quinze minutos, você pode ter algo feito. Não engane a si mesmo, como eu fiz por muitos anos, com pensamentos como “seeu não tiver três ou quatro horas livres, não faz sentido começar”.

 3. Não se exceda escrevendo. Virar a noite, não sair de casa por dias, abandonar todas as outras prioridades em sua vida- esses hábitos só levam à exaustão.







 4. Se você tem problemas em retomar um projeto, pare de escrever no meio de um pensamento – talvez no meio de uma sentenca assim fica mais fácil mergulhar de volta naquilo depois.

 5. Não se distraia por tudo que você já fez ou não fez.

6. Não caia na armadilha de pensar que a criatividade desce sobre você aleatoriamente. Pensamento criativo vem mais fácil quando se está escrevendo regular e frequentemente, quando se está constantemente pensando sobre seu projeto.

7. Lembre-se que muitas boas idéias e ótima escrita chegam durante a etapa de revisão. Eu descobri que preciso ter umcomeço, um meio e um fim no lugar, e então as idéias mais criativas e complexas começam a ser formar. Assim, eu tento não me desencorajar nos primeiros rascunhos.

8. Desenvolva um método de manter um controle de seus pensamentos, ideias, artigos, ou qualquer coisa que chame sua atenção. Isso te protege de esquecer idéias que poderiam se tornar importantes e além disso, folhear esse material estimula sua criatividade. Meu registro porta treco, onde acumulei tudo relacionado a “felicidade” que eu não tinha um lugar melhor para colocar, tem mais de quinentas páginas. Algumas pessoas usam murais de inspiração, outros cadernos de recortes. Faça o que funcionar para você.

9. Preste atenção no seu conforto físico. Você tem uma cadeira e uma mesa decentes? Você está espremido? A luz é muito fraca ou muito forte? Se você sente alívio quando coloca a mão sobre os olhos, como uma saudação, sua mesa está excessivamente iluminada. Cheque seu corpo também: relaxe os ombros, repare se sua língua não está apertada contra o céu da boca, não sente torto. Estar fisicamente desconfortável é cansativo e torna o trabalho mais difícil.

10. Tente eliminar interrupções- de outras pessoas, email, seu telephone, ou fuçar na internet – mas nãodiga asi mesmoque só pode trabalhar em complete paz e silêncio.

 11. Sobre sua mesa de escrever, Franz Kafka tinha uma palavra: “Espere”. Sobre sua mesa,noentanto, Tad Low, roteirista, mantém uma palavra diferente: “Agora”. Ambos os conselhos são bons.

12. Se você travou, tente,sair para um passeio e ler um livro realmente bom. Virginia Woolf notou isso: “ A maneira de alguém se ancorar em retomar a escrita é esta. Primeiro, gentis exercíciosao ar livre. Segundo, a leitura de boa literature. É um engano acreditar que literature pode ser produzida do vazio.”

  13. Ao menos na minha experiência, a coisa mais importante para conseguir escrever algo? Tenha alguma coisa a dizer. Isso soa óbvio, mas é muito mais fácil escrever uando está tentando contar uma história, explicar uma idéia, transmitir uma impressão,resenhar alguma coisa, ou algos assim. Se você está tendo problemas escrevendo, esqueça sobre escrever e foque-se em o que você quer comunicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário