quinta-feira, 23 de junho de 2011

citação da semana

O melhor conselho que já recebi sobre escrever foi, "Reescreva isso!". Um monte de editores medisseram isso. Eles estavam semre certos. Escrever é realmente reescrever - tornar a história melhor, mais clara, mais verdadeira.


ROBERT LIPSYTE

terça-feira, 21 de junho de 2011

exercício de criação 19

Escolha entre cinco e oito pessoas do seu círculo íntimo, família ou amigos.

Descreva cada uma delas limitando o número de palavras às idade de cada um. Por exemplo, seu companheiro de 42 anos sendo descrito em 42 palavras, seu sobrinho de 8 anos, em 8 palavras.

(exercício retirado do The Huffington Post)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

citação da semana

Se você quer escrever, você pode. Medo impede mais pessoas de escrever do que falta de talento, seja lá o que for isso. Quem eu sou? Que direito eu tenho de falar? Quem vai me escutar se eu o fizer? Você é um ser humano, com uma história única para contar, e você tem todo o direito. Se você fala com paixão, muitos vão ouvir. Nós precisamos de histórias para viver, todos nós. Nós vivemos pelas histórias. A sua engrandece o ciclo.

RICHARD RHODES

segunda-feira, 13 de junho de 2011

exercício de criação 18

O exercício de hoje foi traduzido de um site sobre exercícios criativos. Como muitos outros exercícios daqui, que são baseados em coisas que leio na internet anglófona sobre literatura.

O exercício está no livro de John Gardner A arte da ficção. Esse livro já foi traduzido no Brasil, mas está esgotado.

Escolha uma das três opções:
1- Descreva uma paisagem como vista por uma velhinha cujo horrívelmarido morreu recentemente. Não mencione o marido ou morte.

2-Descreva um lago como visto por um homem jovem que acabou de matar alguém. Não cite o assassinato.

3- Descreva uma paisagem como vista por um pássaro. Não mencione o pássaro.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

exercício de criação 17

Procure uma música clássica. Fuja das óbvias, procure algo com que você não esteja familiarizado.

Escute a música. Pense que histórias essa música conta para você, no que ela te faz pensar.

Escreva baseado naquilo que a música te trouxe.

Regra: seu texto não pode trazer nenhuma citação direta de elementos da música ou orquestra.

quinta-feira, 2 de junho de 2011