segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

exercício de criação 11

O dicionário on line Priberam define resenha da seguinte forma:


resenha
(derivação regressiva de resenhar)
s. f.
1. Enumeração.
2. Relação.
3. Descrição minuciosa.
 
 
Podemos dizer resumidamente que escrever uma resenha  é escolher um livro, um conto, um escrito, um filme, um peça. uma música, e a partir da análise desse "texto" escrever um material (que pode ser analítico, científico ou opinativo simplesmente) onde está presente um "resumo" sobre o que é o texto, uma análise sobre o que foi visto, e essa análise pode tomar formas diversas de acordo com a bagagem de quem resenha e o propósito com que foi feita  leitura, e uma opinião, um julgamento (que vai muito além de gostar ou não, e se embrenha na pergunta mais difícil: porque eu gosto disto ou não? Porque isto tem ou não qualidades? Quais as características disto e como eu me relaciono com elas?)


O exercício de hoje então é escrever uma resenha. Escolha algo simples e que você já conheça bem, assim você vai se sentir mais a vontade para destrinchar a obra. Não se fixe apenas em obras literárias: ao invés de um livro, um conto ou poema, pode ser um filme, seriado, capítulo de novela, desenho animado, história em quadrinhos, música, teatro, pintura, escultura... o que eu relembro é: que seja algo simples, exceto se você já tiver prática em escrever resenhas. 
 
Nesse caso, se você já está habituado a resenhar, o desafio é outro: pense em algo com o qual você não esteja nada familiarizado e se proponha a pesquisar e produzir uma resenha de algo que seja totalmente non-sense. Imagine só quem está resenhando Machado de Assis ir fazer resenha do Bob Esponja. 


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Exercício de criação nº 10

Quando escrevemos, é muito comum nos concentramos muito mais na imagem visual e sonora do que nas texturas, cheiros e gostos.

O exercício de hoje é produzir, na forma de escrita da sua preferência, uma peça onde o fio condutor sejam cheiros, gostos e texturas. Pode ser poesia, conto, crônica, haikai, resenha, artigo.

Como laboratório, use seu tato e seu olfato (talvez até o paladar) para explorar o ambiente a sua volta. Se sentir segurança, faça isso com ambientes que não sejam tão familiares, como um paruqe, ou um trecho da rua. Depois de ter experimentado prestar atenção nesses sentidos, vai ver como fica mais fácil escrever com esse ponto de vista. 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Composição é disciplina

Composição é uma disciplina; te força a pensar. Se você quer "se conectar a seus sentimentos", ótimo - fale com você mesmo; todos nós fazemos isso. Mas se você quer comunicar-se com outros seres vivos, conecte-se com seus pensamentos. Coloque-os em ordem; dê a eles um propósito; use-os para persuadir, instruir, descobrir, seduzir. O segredo para fazer isso é escreve-los e então cortar as partes confusas.

Willian Safire

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

citação da semana

Toda escrita é uma campanha contra os clichês. Não apenas clichês da palavra, mas clichês da mente e do coração. 
Martin Amis

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Exercício de criação nº 9

Busque em sua memória um objeto significativo de sua infância.

Relembre o objeto do modo mais claro possível. Vá além de suas cores, formas, tamanho, cheiro. Deixe que ele se conecte a suas lembranças. Que situações esse objeto te faz lembrar?


Descreva esse objeto, usando o estilo de escrita que preferir.