resenha
(derivação regressiva de resenhar)
s. f.
(derivação regressiva de resenhar)
1. Enumeração.
2. Relação.
3. Descrição minuciosa.
Podemos dizer resumidamente que escrever uma resenha é escolher um livro, um conto, um escrito, um filme, um peça. uma música, e a partir da análise desse "texto" escrever um material (que pode ser analítico, científico ou opinativo simplesmente) onde está presente um "resumo" sobre o que é o texto, uma análise sobre o que foi visto, e essa análise pode tomar formas diversas de acordo com a bagagem de quem resenha e o propósito com que foi feita leitura, e uma opinião, um julgamento (que vai muito além de gostar ou não, e se embrenha na pergunta mais difícil: porque eu gosto disto ou não? Porque isto tem ou não qualidades? Quais as características disto e como eu me relaciono com elas?)
O exercício de hoje então é escrever uma resenha. Escolha algo simples e que você já conheça bem, assim você vai se sentir mais a vontade para destrinchar a obra. Não se fixe apenas em obras literárias: ao invés de um livro, um conto ou poema, pode ser um filme, seriado, capítulo de novela, desenho animado, história em quadrinhos, música, teatro, pintura, escultura... o que eu relembro é: que seja algo simples, exceto se você já tiver prática em escrever resenhas.
Nesse caso, se você já está habituado a resenhar, o desafio é outro: pense em algo com o qual você não esteja nada familiarizado e se proponha a pesquisar e produzir uma resenha de algo que seja totalmente non-sense. Imagine só quem está resenhando Machado de Assis ir fazer resenha do Bob Esponja.